Bem vindo à Comunidade Judaica de Belmonte

Em Belmonte, há referências à comunidade judaica desde o século XIII, testemunhadas pela descoberta de uma epígrafe pertencente a uma sinagoga primitiva, que remonta a 1297, mas a presença de judeus na vila não foi um incidente isolado, com conhecimento da existência de outras mulheres judias nas cidades, vilas e aldeias da região.

saber mais
 

Candidate-se à Cidadania Portuguesa

Em abril de 2013, Portugal aprovou uma lei de retorno, permitindo que descendentes de judeus sefarditas que foram expulsos durante a inquisição, reivindicassem a cidadania portuguesa, desde que 'pertencessem a uma comunidade sefardita de origem portuguesa com vínculos com Portugal' sem necessidade de residência. A alteração da "Lei da Nacionalidade" de Portugal foi aprovada por unanimidade em 11 de abril de 2013. A lei entrou em vigor em março de 2015.

Descendente de judeu sefardita português?

Os descendentes de judeus sefarditas portugueses podem receber cidadania por naturalização pelo governo português, se cumprirem os requisitos.

Saiba mais

Não foi condenado por um crime com sentença de prisão igual ou superior a 3 anos?

Não foi condenado com sentença final por cometer um crime punível com uma pena máxima de prisão igual ou superior a três anos?

Saiba mais

Evidência histórica de origem de uma comunidade Sefardita Portuguesa?

Evidência por meio de sobrenome, idioma, descendente direto ou colateral ou outros elementos que possam ser diretos ou circunstanciais.

Saiba mais
 

Visite a comunidade

Belmonte é, talvez, a cidade portuguesa com a presença judaica mais forte e se destaca por ser um caso único, dentro da Península Ibérica, onde a cultura e a tradição hebraica duram desde o início do século XVI até hoje.

Saber mais

Contactos

LIGUE: (+351) 876 976 973

VISITE: Rua Fonte Rosa, 6250-041, Belmonte, Portugal
[Ver como chegar]

EMAIL: info@belmontejewishcommunity.org

SIGA-NOS: Visit us on Facebook