Os Autênticos Judeus Sefarditas de Portugal

A comunidade judaica de Belmonte foi oficialmente reconhecida em 1989. Reúne os judeus de Belmonte e seus arredores. Sua sede está localizada na Rua Fonte Rosa, 6250-041, Belmonte, onde foi construída a Sinagoga Beit Eliahu (Casa de Elias). Esta é a única comunidade em Portugal que pode ser considerada verdadeiramente portuguesa. Os seus membros são descendentes de cripto-judeus que conseguiram preservar muitos dos ritos, orações e relações sociais durante todo o período da Inquisição, casando-se em uma comunidade constituída por poucas famílias.

 
Sinagoga Bet Eliahu, Belmonte
Entrada do Museu Judaico de Belmonte
Praça Central de Belmonte
Interior da Sinagoga Bet Eliahu
Interior da Sinagoga Bet Eliahu

Os Judeus de Belmonte

A comunidade judaica estabeleceu-se aqui durante a Idade Média e a judiaria estavam localizados entre as ruas da Fonte da Rosa e Direita. É possível que a primeira sinagoga da cidade tenha sido fundada em 1297 e depois adaptada ao culto cristão. Depois que o rei Manuel publicou o decreto que expulsou todos os judeus de Portugal, um grupo de cripto-judeus permaneceu em Belmonte e sobreviveu até hoje

Ao entrar em Belmonte, desça a calçada romana e entre na antiga judiaria das ruas Direita e Fonte da Rosa, onde você poderá ver gravuras de pedra nas pequenas casas de granito, uma evidência da história dessas Judeus que foram forçados a viver em segredo. Visite a Sinagoga Bet Eliahu, construída sobre um promontório no extremo da cidade, abrindo para o vale. Foi projetada pelo arquiteto Neves Dias e consagrada em 1996. Na Rua Portela, também pode visitar o Museu Judaico de Belmonte, que mostra a História dos Judeus Portugueses.

Know more about Belmonte
 

Embora muitas vezes fossem perseguidos, os filhos de Israel mantiveram seus rituais judaicos básicos até hoje. Eles eram uma comunidade fechada e as mulheres preservaram a tradição e a mantiveram viva por 500 anos. Por causa de seu isolamento, o uso comum do hebraico e muitos de seus ritos religiosos foram perdidos, mas também lhes permitiu manter suas raízes judaicas. Somente em 1989 os judeus sefarditas em Belmonte retornaram efetivamente ao judaísmo e fundaram a comunidade judaica de Belmonte.

More about the Jews in Portugal
 

Estamos cá para o ajudar

Sobre a Comunidade

Contactos

LIGUE: (+351) 876 976 973

VISITE: Rua Fonte Rosa, 6250-041, Belmonte, Portugal
[Ver como chegar]

EMAIL: info@belmontejewishcommunity.org

SIGA-NOS: Visit us on Facebook